Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Congos e Chinês nos últimos preparativos para o carnaval de São João da Barra


Responsáveis pelo luxo e pela beleza que invadem a passarela do samba em São João da Barra, as escolas de samba Congos e Chinês vêm intensificando os trabalhos em seus barracões nesses dias que antecedem os desfiles, domingo e terça-feira de carnaval. As duas agremiações mantêm estruturas semelhantes em relação aos preparativos, com gastos equivalentes, sendo que cada uma delas recebe subvenção da prefeitura na ordem de 234 mil reais, e deverão levar para a avenida muita empolgação em noventa minutos de apresentação.
Primeira escola a desfilar no domingo, às 21h, Congos irá contar particularidades do cotidiano noturno com o enredo, Na calada da noite, dos carnavalescos Geraldo Lopes e Jorge Renato. Uma lenda indígena sobre o início da noite será o ponto de partida para a apresentação e outros três carros alegóricos virão a seguir. Eles retratam o medo da noite e, também, o seu lado bom e descontraído, com referências à noite de núpcias e às baladas, fechando com um grande baile, em uma noite de gala, simbolizando os 80 anos de fundação da escola vermelha e preta, completados nesse carnaval.
À frente da bateria, composta por 100 ritmistas, estará a rainha Thais Malhardes, que juntamente com a musa e a rainha da escola, Amixam Moço e Taiane Barreto, dão um toque a mais de beleza ao carnaval do Congos. O casal de mestre-sala e porta-bandeira é Elder e Marlucia Amaral, mãe e filho que pelo sexto ano consecutivo assumem a responsabilidade de brilhar na avenida, simbolizando a paixão em família pela escola.
– Iniciamos nossos trabalhos no barracão em outubro. Nessa reta final, estamos com 40 pessoas se desdobrando 24 horas por dia para que tudo esteja pronto até domingo, quando abriremos os desfiles. Nosso gasto ficou em 350 mil reais e a expectativa é grande para que possamos fazer o melhor carnaval desses 80 anos de história – ressaltou o presidente Flávio Raposo.
Fundada em 1933, Chinês, com um gasto de aproximadamente 300 mil reais, convida o público para uma viagem pelas cidades perdidas. Com o enredo, Caçadores de aventuras em busca dos grandes tesouros, a escola irá levar para a avenida, às 23h de domingo, 600 componentes e três carros alegóricos, contando a histórias de metrópoles que hoje estão apenas no imaginário das pessoas, como Babilônia, Atlântida e Eldorado. A aventura infantil, por meio da série de animação Duck Tales, dos estúdios de Walt Disney, e as aventuras de Indiana Jones, em busca do tesouro perdido, também irão compor o desfile da amarelo e verde.
Com 80 ritmistas, a bateria do Chinês tem como rainha Sabrina Cordeiro. Adriana Ferreira entra na avenida como rainha da escola e Valéria Abreu será a porta estandarte. Gil Wagner e Aline Miranda formam o casal de mestre-sala e porta-bandeira e prometem mais uma bela exibição na avenida, no embalo do samba composto por André Diniz e Professor Wladimir.
Faltando apenas alguns detalhes para o enceramento dos trabalhos, a expectativa é grande no barracão da escola por mais um belo carnaval, coroando um árduo trabalho iniciado no mês de junho de 2011. “Começamos preparando as estruturas, confeccionando os protótipos de fantasias e comprando o material. No mês de janeiro a movimentação no nosso barracão se intensificou e atualmente temos 60 pessoas entre voluntários e profissionais remunerados. O foco é na inovação e na criatividade e o público pode esperar um grande desfile”, explica Henys Pinto que, além de presidente, acumula as funções de pintor e de recuperador de esculturas no barracão e integra, juntamente com Tarciso Malhardes, Gil Miranda, Robertinho Martins e Talita Moreira, a Comissão de Carnaval da escola.
As duas agremiações carnavalescas, que dividem a paixão da população de São João da Barra e travam uma velha e saudável rivalidade, abrem o carnaval no domingo, com a ordem dos desfiles definida por sorteio, e retornam à passarela para o tradicional bis na terça-feira, com a ordem invertida (Chinês às 21h e Congos às 23h). Serão duas apresentações para que o público possa ter o privilégio de assistir ao que há de melhor no mais belo e famoso carnaval do interior do Estado do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário