Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

Minha foto
São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SJB: Secretaria de Saúde chama pacientes para tratar da hipertensão e diabetes

A prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma campanha para atrair os pacientes portadores de hipertensão e diabetes para participarem do Programa Hiperdia. O objetivo do programa é controlar as doenças que podem ser fatais, se não tratadas.
A Diabetes e a Hipertensão são doenças silenciosas. Muitas vezes só são diagnosticadas quando males maiores aparecem, como comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos. O número de óbitos por doenças cardiovasculares chega a mais de 300 mil/ano, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, e por isso é necessário prevenir e tratar essas doenças. 
O programa Hiperdia é gratuito. Para participar o paciente precisa levar o laudo médico até uma Unidade Básica de Saúde ou ao PSF mais próximo de sua residência e se cadastrar. A partir do cadastro ele vai receber os medicamentos e acompanhamentos necessários.
- Estamos preocupados com a saúde da população e por isso estamos chamando o portador da Diabetes e/ou da Hipertensão para participar do programa. Temos mais de 4 mil pacientes cadastrados, mas nem todos estão fazendo o acompanhamento necessário. Pedimos que voltem e que os novos diagnosticados venham se inserir no programa – declarou Cátia Maiza de Assis Rangel, coordenadora do Hiperdia em São João da Barra. 
A Diabetes e a Hipertensão são doenças que acometem qualquer pessoa, independente de idade e podem surgir em qualquer fase da vida. Os sintomas nem sempre levam as pessoas a procurar um médico, por isso é importante aferir glicose e pressão com certa regularidade. Uma vez diagnosticas, devem ser controladas porque não são curáveis, mas são amplamente controladas. Ter hábitos saudáveis também ajuda, como não fumar, controlar o peso e fazer exercícios físicos regularmente.

0 comentários:

Postar um comentário