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segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Construção de canal no Superporto do Açu avança em ritmo acelerado

A construção do canal do Superporto do Açu segue a todo vapor. Com obra iniciada em agosto, o canal já conta com 1.400 metros de extensão, 8 metros de profundidade e mais de 200 metros de largura. Desenvolvido pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, a obra integra o TX2, terminal onshore do empreendimento em construção em São João da Barra.

O entorno do canal que integrará o TX2 terá 13 km de cais, 300 metros de largura e profundidade entre 10,5 e 14,5 metros. Nele estarão instalados a Unidade de Construção Naval da OSX (empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore de petróleo do Grupo EBX) e o Terminal Multiuso da LLX, além de uma série de empresas para apoio à indústria offshore. A previsão é que a construção do canal seja concluída em 2013.

O TX2 também contará com profundidade de 18,5 metros no acesso ao canal, na altura do quebra-mar. Neste local serão movimentados carvão e supply boat.

DRAGAGEM
A primeira fase da dragagem do canal está sendo realizada pela draga Cyrus II, da empresa holandesa Boskalis. O equipamento, de corte e sucção, retira a areia do local. O material é levado, por tubulação, para um aterro.

Esta foi a primeira vez no mundo que uma draga iniciou a construção de um canal em mar aberto, sem a construção prévia de um quebra-mar.

Outras duas dragas ainda serão usadas durante a construção do canal. Na segunda fase da obra, prevista para fevereiro, será utilizada a draga holandesa Sea Way. Ela realizará o aprofundamento do canal dos atuais 8 metros para 14,5 metros de profundidade. A Sea Way estava sendo utilizada no México e possui 171 metros de comprimento, 22 metros de largura e capacidade de sucção de mais de 30 mil m³ por hora.

Já no mês de abril, ainda para trabalhar na dragagem do canal, chega ao Brasil a terceira draga holandesa Cornelus Zahnen.

TX2
Com uma área total de 8 milhões de m2, o TX2 possui 2 milhões de m2 para a instalação de indústrias de apoio offshore e se consolida como um importante pólo de apoio para a indústria de petróleo e gás, capaz de movimentar ainda carvão, produtos siderúrgicos e granéis sólidos e líquidos.

Entre as empresas que já assinaram contrato para instalação de unidade no TX2 estão a InterMoor, de apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás e as empresas de produção de tubos flexíveis para a indústria offshore, NKTF e Technip Brasil.

Com localização privilegiada na região Sudeste, o TX2 está no ponto mais próximo da costa com relação à Bacia de Campos, em frente a 85% da produção brasileira de petróleo.

Com mais de 30 berços para atracação de navios e profundidade entre 10,5 e 18,5 metros, o desenvolvimento do canal permitirá a movimentação de escória, granito, produtos siderúrgicos, granéis sólidos e líquidos e atividades de apoio à indústria offshore.

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