Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Hipertensão e hipotensão: Cardiologista esclarece mitos e verdades

Se o corpo humano é uma máquina perfeita, o motor é o coração que tendo o sangue como combustível, bate de 60 a 80 vezes por minuto, impulsionando de cinco a seis litros de sangue, movimentando toda essa complexa estrutura. Assim como um carro, é preciso que vários outros pontos estejam em condições favoráveis para que o funcionamento seja pleno. 

Muitos são os fatores que dão sinais do mau funcionamento do corpo e um deles é a pressão. Todo mundo sabe que o ideal é 12 x 8 e que pouco acima disso já é um sinal de alerta. Já abaixo não é tão preocupante, mas se estiver igualando, acende-se a luz vermelha. Isso segundo a crendice popular. Mas, você já parou para se perguntar o que é verdade e o que é mentira acerca deste assunto, ou o que representa essa máxima e mínima?
A equipe do Site Ururau foi buscar um profissional no assunto para esclarecer essas questões. O Dr. João José abriu as portas de seu consultório e explicou que a pressão refere-se ao fluxo sanguíneo sobre as paredes das artérias. A mínima tem relação com o movimento do sangue que entra no coração, que se expande durante a diastólica, enchendo-se de sangue para logo em seguida se contrair no movimento sistólico, impulsionando o sangue que vai abastecer todo o corpo.

De acordo com o médico a hipertensão é realmente mais grave, porque sem os devidos cuidados e com o passar do tempo a pressão alta do sangue sobre as paredes das artérias podem enrijecer as mesmas vindo futuramente a causar um infarto, causar a dilatação dos vasos cerebrais levando a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou ainda estreitar os vasos renais até a perda completa da função desse órgão, o que levará o indivíduo a uma dependência irreversível de um tratamento de diálise, que fará mecanicamente a filtragem do sangue.
Segundo o Dr. João José o grande vilão da boa pressão arterial é a ingestão desregrada de sal e a tendência moderna dos fast foods, que leva pacientes cada vez mais novos aos consultórios. Ocorre que as pessoas tendem a associar o sal somente aos alimentos salgados, esquecendo-se que o sódio é um conservante utilizado na grande maioria dos alimentos industrializados, incluindo refrigerantes e aquelas famosas bebidas de guaraná, que de “vita” não tem nada.

“Atualmente 15% da população mundial sofre de hipertensão. Estima-se que esse número chegará a 30% ou 31% já em 2015. A faixa etária mais comum está entre os 40 e 50 anos, mas os fast foods e ingestão de refrigerantes e bebidas com alta concentração de sódio como conservante, tem trazido pacientes de até 19 anos ao meu consultório.” Alertou o médico que acrescentou que em cada 100 pacientes hipertensos, 95% são por motivos genéticos e apenas 5% por fatores secundários.

HIPOTENSÃO
O diagnósticos de hipotensão, ou seja, pressão baixa é mais complexo e só considerado quando igual ou abaixo de 10 x 6, e apresentando sintomas, já que segundo o Dr. João José, nossa pressão varia normalmente, para mais ou menos, durante vários períodos do dia sem que percebamos.

Ele alertou ainda que os sintomas, sejam de hipertensão ou hipotensão, são basicamente os mesmos. Dor de cabeça, náusea, tontura, sonolência entre outros que fazem parte dos avisos que o cérebro dá, alertando que algo não está bem com a pressão.

Ao afirmar isso, o médico já tomba por terra o mito de sal debaixo da língua, para normalizar a pressão baixa. Segundo ele o correto é que o indivíduo deite-se com as pernas para cima, encostadas na parede. A posição diminui a concentração de sangue nos membros inferiores e facilita a entrada do mesmo no coração, já que fica mais concentrada no tronco e consequentemente mais perto do órgão. 

O médico ressaltou que ao sentir-se mal, o indivíduo deve procurar atendimento médico e aferir a pressão e em caso de alteração, procurar um cardiologista. Além disso é importante estar atento à alimentação das crianças e à quantidade de sódio indicada na tabela nutricional dos alimentos industrializados, o que inclui também alimentos doces.

EU SOU 12 X 8
“Eu sou 12 por 8” é uma campanha humanitária criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.

A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais que aquelas devidas a acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.

O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.
Ururau / eusou12por8.com.br

Um comentário:

  1. ha ha ha disso ninguem poderia duvidar isso é uma cambada de falsos não existe amizade entre eles e nem deles com o povo .

    ResponderExcluir