A tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi tomou conta de parte da avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho durante esta quinta-feira, 07. Alunos de diversas escolas coloriram o asfalto com tapetes feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. Este ano a comunidade escolheu o tapete mais bonito.
A partir das 16h uma procissão sairá da Igreja Boa Morte em direção à Igreja São João Batista, onde acontece a missa celebrada pelo padre Gustavo, às 18h. O tapete de Corpus Christi é uma tradição de origem religiosa, realizada por fiéis da Igreja Católica. Os tapetes de rua são confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
Esse costume surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas estão diretamente relacionados ao tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada e atinge diversas comunidades, bairros e até colégios.
Resultado do concurso
A escola municipal Amália Soares de Almeida ganhou os dois primeiros lugares no concurso de tapetes de Corpus Christi. O tema do primeiro lugar, com 92 votos, foi Nossa Senhora e o segundo, com 76 votos, foi o Rosário. O ganhador foi premiado com uma câmera fotográfica.
O concurso teve participação de 311 pessoas da comunidade que puderam escolher o tapete mais bonito. O terceiro lugar ficou para a Ajovens, com 66 votos.
sjbonline.com.br
0 comentários:
Postar um comentário