Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

Minha foto
São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

LLX realiza plantio de mudas na Vila da Terra

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, iniciou o plantio de 2 mil árvores na Vila da Terra, assentamento rural em São João da Barra (RJ). A iniciativa, que vai contemplar inicialmente 30 residências com 66 mudas cada, é uma parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que também vem dando apoio técnico permanente aos produtores rurais do local. Até o momento, já foram plantas 1.150 mudas de 16 espécies diferentes. A expectativa é de que dentro de um ano os pomares já comecem a produzir e gerar renda extra para os moradores do local.

O plantio foi dividido em árvores nativas e frutíferas. No caso das frutíferas, estão sendo plantados coco anão, goiabeiras, caju anão precoce — que dá frutos em menos de seis meses, graviola, limão-Taiti, laranja poncã, e manga Haden. Das espécies nativas, os técnicos estão plantando árvores de ingá da praia, saboeiro, quixaba, angelim-pedra, jenipapo, pitanga, aroeira vermelha, leiteira e araçá-pêra.

O engenheiro agrônomo da UFRRJ, Mauri Lima, explica que, além da preservação ambiental, a iniciativa dará outra fonte de renda aos moradores da Vila da Terra, já que eles vão poder explorar comercialmente as árvores frutíferas. “Estas árvores também vão ajudar na preservação da fauna local, além de servir de abrigo e alimento para aves, por exemplo”, esclareceu Mauri.

Os moradores da Vila da Terra também tem recebido apoio técnico permanente e treinamentos específicos para determinada lavoura. O último treinamento, chamado de Dia de Campo, foi realizado no início de maio. Na ocasião, os moradores aprenderam as formas adequadas de cultivo e manejo das árvores frutíferas e nativas que foram plantadas no local. Neste programa eles recebem dicas de como otimizar as lavouras, com técnicas simples, baratas e desenvolvidas pela UFRRJ especialmente para o tipo de solo e de água da Vila da Terra.

“Eles já estão acostumados a lidar com a terra, mas faltava conhecimento técnico, que está sendo passado por nós, para que os resultados sejam ainda mais positivos. Por isso, estamos fazendo com bastante frequência os Dias de Campo, que são eventos onde os produtores aprendem desde o preparo do solo às técnicas corretas de adubação e colheita”, comentou Pedro Nilson Alves Berto, engenheiro agrônomo da UFRRJ.

Apesar da experiência no cultivo da terra, acumulada ao longo de seus 84 anos, o agricultor Manoel do Espírito Santo acha importante o acompanhamento técnico permanente que vem recebendo junto com os demais moradores da Vila da Terra. "Sempre aprendemos algo novo no Dia de Campo. As dicas são valiosas e vão ajudar a aumentar a produção. O pomar vai deixar nossa propriedade ainda mais bonita”, disse Manoel.

As aulas acontecem em uma das unidades demonstrativas implantadas na Vila da Terra. As unidades demonstrativas são espaços aonde são aplicadas as metodologias de plantio com a participação dos agricultores. Nelas, eles podem aprender na prática. Já foram instaladas unidades de cana-de-açúcar, tomate, capim napier (para alimentação de gado), milho e quiabo. As práticas repassadas são voltadas para a agricultura orgânica e as hortaliças e legumes são cultivados sem adubo químico.

O gerente-geral de Integração e Sustentabilidade da LLX, Guilherme Quentel, ressalta que a empresa já investiu cerca de R$ 150 milhões em iniciativas socioambientais e que parte do recurso foi aplicada no fortalecimento da agricultura familiar no 5º Distrito de São João da Barra. “Doamos tratores, ônibus, caminhão, implantamos estufas para cultivo protegido de hortaliças, além do próprio apoio técnico agrícola e auxílio jurídico aos produtores. Nossa ideia é contribuir para a formação de um cinturão verde que abraçará o DISJB com uma mistura de áreas de proteção ambiental complementadas por áreas cultivo ecossustentável.”


Conheça a Vila da Terra
Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin) e a Prefeitura de São João da Barra, a LLX está construindo a Vila da Terra, modelo de assentamento rural realizado em São João da Barra. No local, 90 áreas serão destinadas a famílias desapropriadas para a criação do Distrito Industrial de São João da Barra, em implantação no município pela Codin. Para definir quais famílias seriam reassentadas na Vila da Terra, foram estabelecidos alguns critérios como ser residente no local e a propriedade ser menor que 10 hectares.

Construída na Fazenda Palacete, local indicado pelos próprios produtores rurais, a Vila da Terra conta com cerca de mil hectares. Do total de casas previstas, 36 já estão concluídas. Todas as casas são entregues com máquina de lavar, televisor, geladeira, fogão, computador, além dos móveis de sala, quartos e armários de cozinha.

Até que a primeira colheita ou o primeiro pasto esteja pronto, os produtores rurais recebem um auxílio produção por até 24 meses. O benefício já está sendo pago pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro desde julho de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário