Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Superporto do Açu conta com Centro de Recuperação para tartarugas marinhas

A LLX e a OSX, empresas do Grupo EBX, instalaram no Superporto do Açu um Centro para Tratamento e Recuperação de Quelônios Marinhos. Todos os animais debilitados localizados nas áreas monitoradas são levados para o centro para tratamento, recuperação e acompanhamento até seu completo restabelecimento. A iniciativa possibilita a recuperação de animais que venham a encalhar nos 62 quilômetros de praia monitorados diariamente.

No centro, o atendimento é feito por uma equipe de 5 pessoas, composta por veterinários, biólogos e auxiliares.  O local conta com tanques de recuperação e salas para atendimento veterinário. O centro funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para a construção do centro de recuperação, monitoramento e análises veterinárias foram investidos mais de R$ 3,5 milhões.

O programa de monitoramento das tartarugas marinhas realizado pela LLX (Açu e Minas-Rio) e OSX cumpre as diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e se constitui em atendimento a condicionante das Licenças Ambientais de Instalação destas empresas. Todos os dias são percorridos 62 km de praia, entre Atafona e Barra do Furado, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas marinhas. As ocorrências reprodutivas (como desovas) são georeferenciadas e marcadas com estacas numeradas para identificar sua localização. Nas outras ocorrências, são coletados dados como o tamanho e a espécie da tartaruga. O local da ocorrência também é registrado por meio de GPS.

Na última temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que se estendeu de setembro de 2011 a março de 2012, foram registradas 894 desovas na área de influência do Superporto do Açu.


Treinamento
No último mês, a equipe de veterinária que atua no programa de monitoramento de tartarugas marinhas recebeu treinamento sobre procedimentos veterinários, ministrado pelo Prof. Dr. Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho, responsável pelo Laboratório de Sanidade Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Uenf). O curso abordou assuntos de veterinária em geral e na prática de procedimentos e métodos para análises de patológicas.

Durante o treinamento, que foi realizado no próprio Centro para Tratamento e Recuperação Quelônios Marinhos, a equipe do professor conheceu a infraestrutura e os recursos disponibilizados pela LLX e OSX para a preservação dos quelônios marinhos nos 62 km de praia atendidos pelo programa. Na ocasião, também foram discutidos novos métodos que podem contribuipara a melhoria da qualidade dolaudos gerados.

0 comentários:

Postar um comentário