Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

Mapeamento de áreas de risco começa segunda-feira em São João da Barra

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) inicia, na próxima segunda-feira (19/3) o mapeamento de áreas de risco iminente a escorregamentos nas Regiões Norte e Noroeste.

O trabalho começa em São João da Barra, segue para São Francisco de Itabapoana no dia 26 e continua em Italva, no dia 2 de abril. Os 18 municípios serão divididos em seis grupos de três. A segunda fase dos trabalhos, que prevê os sobrevôos de helicóptero visando cobrir, a cada vôo, de três a seis municípios, se dará após a realização das oficinas técnicas obrigatórias, de acordo com o avanço dos trabalhos.

Esta semana a empresa TWG - Consultoria e Projetos Geológicos Ltda, vencedora do processo licitatório, esteve reunida no DRM, onde foram rediscutidos os pontos mais importantes do serviço, com a entrega à equipe da contratada das informações para embasar e qualificar o trabalho.

- Já foram repassados à TWG os contatos com a regional da Secretaria de Estado de Defesa Civil – SEDEC, com o Conselho dos Gestores Municipais de Defesa Civil do Norte e Noroeste Fluminense – COGEDESC, e o das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – COMDECs, dos municípios que serão mapeados. Ainda hoje finalizamos os documentos com o conhecimento geológico já reunido de cada um dos 18 municípios, além dos procedimentos exigidos para organização e operação das oficinas técnicas obrigatórias - explica Flavio Erthal, presidente do Serviço Geológico do Estado.

Durante a execução dos serviços, o DRM-RJ disponibilizará espaço físico para atuação dos geólogos da TWG, o que permitirá maior interação com os geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos (NADE) possibilitando acelerar a finalização dos produtos.

Os municípios que serão mapeados, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

Os serviços têm o valor total de R$ 686.707,38 (seiscentos e oitenta e seis mil, setecentos e sete reais e trinta e oito centavos) e a TWG terá prazo de seis meses para sua execução, a partir da assinatura do contrato. A fiscalização e orientação dos serviços estão a cargo da Diretoria de Geologia do DRM-RJ, através do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos.

- Os 18 municípios se somarão aos 31 já mapeados em 2010/2011 e cujos produtos já foram entregues às prefeituras em dezembro passado, seguindo a mesma metodologia desenvolvida pelo DRM-RJ – completa Erthal.

0 comentários:

Postar um comentário