Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

Minha foto
São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SJB: Cabral diz ter R$ 190 milhões para terminar ponte e lança programa Renda Melhor

Nesta quarta-feira (25) o governador do Estado, Sérgio Cabral, esteve em São João da Barra para lançar o programa Renda Melhor. O município é o primeiro do interior do estado a receber o programa do Governo Estadual, que já funciona na Baixada Fluminense. Acompanhando Cabral estava o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, o secretario estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, e os deputados estaduais Roberto Henriques, João Peixoto e Paulo Mello, presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
O programa Renda Melhor faz parte do Plano Rio Sem Miséria e foi idealizado pelo Governo do Estado para complementar a renda de famílias contempladas com o Programa Bolsa Família, do Governo Federal. A ideia é aumentar a renda para tirar essas famílias da situação de pobreza extrema. A meta do governo estadual é de que até 2014 as famílias do Rio de Janeiro, hoje consideradas miseráveis, tenham saído dessa situação. 

O programa tem quatro vertentes. A primeira delas é a transferência de renda, que vai variar de 30 a 300 reais, de acordo com a renda per capita. Em São João da Barra, 1292 famílias vão participar do programa, atingindo cerca de cinco mil pessoas. A segunda é a Renda Melhor Jovem, destinada aos adolescentes que estejam no Ensino Médio e que tenham frequência regular na escola. Esses jovens vão ser contemplados com uma poupança escola num total de 3.100 reais. A cada ano completado e sem repetência, a família vai poder sacar um valor pré-determinado. A terceira é o acompanhamento familiar feito por equipes da Secretaria de Assistência Social para orientar as famílias contempladas e também para buscar outras que estejam precisando e que ainda não foram inseridas no programa. A quarta é a gestão de oportunidades, feita através da qualificação dos jovens para que eles sejam capazes de se inserir no mercado de trabalho. 

– As pessoas não precisam de favor, precisam de oportunidade. O Renda Melhor quer criar condições para que as pessoas deixem de depender de ajuda financeira dos governos e possam, através do seu trabalho, manter seu próprio sustento. Por isso o investimento nos jovens, para que eles consigam empregos que garantam a sua dignidade, declarou o governador Sérgio Cabral. 

Resgatar a cidadania através do trabalho também é uma preocupação da prefeita Carla Machado, que investe cada vez mais em educação, como a conquista da Escola Técnica, cursos de qualificação e a manutenção das 800 bolsas de estudos para universitários. Carla disse que Sérgio Cabral é um grande parceiro no desenvolvimento do município.

– São João da Barra vai ter um futuro diferenciado graças à união entre o governo Municipal, Estadual e Federal. Vai chegar o dia em que todo são-joanense vai ter direito a cidadania plena, mas enquanto esse dia não chega agradeço ao governador pelo programa Renda Melhor, que vai promover um crescimento da qualidade social do nosso povo – explicou a prefeita. 
Na solenidade foram entregues cartões do programa a cinco famílias. Bianca Rodrigues, uma das contempladas, agradeceu ao governador Sérgio Cabral e à prefeita pelo programa. “Agradeço pelo incentivo aos jovens e as famílias”, disse.
Finalizando a visita, Sérgio Cabral chamou à frente do palanque a prefeita Carla Machado, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, e os deputados João Peixoto e Roberto Henriques e se comprometeu em terminar a ponte entre São João da Barra e São Francisco, dizendo já ter 190 milhões de reais destinados para isso.
A solenidade da implementação do programa Renda Melhor aconteceu no Ciep Gladys Teixeira e contou a presença de diversos secretários municipais, vereadores, prefeitos de cidades vizinhas, como Carapebus, São Fidélis, Cardoso Moreira e São Francisco, empresários, representantes da LLX e da população de São João da Barra.

0 comentários:

Postar um comentário