Os Ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, chegaram a Campos na manhã desta terça-feira (10/01), por volta das 10h, e foram recebidos no Aeroporto Bartolomeu Lizandro para cumprirem agenda de visita à região que tem sido atingida com as cheias dos rios Muriaé e Paraíba do Sul e consequentes prejuízos com inundações e rompimento de diques e encostas.
Os Ministros foram recebidos pela Prefeita Rosinha Garotinho; pelo vice-governador Fernando Pezão; os deputados federais Anthony Garotinho, Paulo Feijó e Rodrigo Maia; os deputados estaduais estaduais Roberto Henriques, João Peixoto e Clarissa Garotinho, além de diversos secretários municipais, vereadores e prefeitos da região. Também estiveram presentes os representantes estaduais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
A primeira ação foi o sobrevôo sobre a localidade de Três Vendas, às margens da BR-356, no km 118 (Campos x Itaperuna). A localidade a mais atingida com o rompimento de um dique no último dia 05 de janeiro, que obrigou os moradores a deixarem suas casas.
“Estar aqui foi uma orientação da presidenta Dilma. A previsão do clima para os próximos dias para o Rio de Janeiro, Minas Geral e Espírito Santo é de chuvas intensas. Viemos aqui renovar nosso alerta no sentido de manter a prontidão para que possamos mitigar os danos materiais, mas, sobretudo, as perdas de vidas” , afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
No entanto a situação pode se agravar a medida que, segundo informou Rosinha Garotinho, muitas famílias não querem deixar suas casas mês estando em situação de alto risco. A Prefeita cogitou a possibilidade de intervenção junto ao Ministério Público (MP) para que estas famílias deixem suas casas.
A ação da Prefeitura de Campos foi destacada pelo Ministro Fernando Bezerra. “Parabenizo a Defesa Civil de Campos pelo excelente trabalho na retirada preventiva das famílias, o que demonstra atenção as com vidas”.
RECURSOS SERÃO APLICADOS NA ORDEM DE 2,5 MILHÕES POR MUNICÍPIOPara recuperação dos municípios atingidos o Governo Federal está entrando com aporte de R$ 25 milhões que deverão ser empregados no primeiro momento para ações de recuperação. Os municípios poderão sacar a verba através de um Cartão ligado ligando a secretaria de Defesa Civil de todos os municípios, como forma de maior agilidade e transparência na gestão dos recursos.
“Nós vamos encontrar uma solução definitiva para o trecho da BR-356. Ao longo dos anos a Rodovia assumiu um papel de dique, mas não foi construída para isso. Seguramente a estrada foi importante para a retenção das águas mas não é esta sua função. Faremos um profundo estudo hidrológico junto a Agência Nacional de Águas (ANA). O meu compromisso com a Prefeita e o Pezão é de desencadear essas providências imediatamente” afirmou o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos.
Ao ser questionado se o valor não seria inferior ao necessário para recuperação das cidades, Pezão descordou e considerou um primeiro passo. “Acho que o valor é satisfatório e cada cidade vai receber em torno de 2 a 3 milhões. Toda ajuda nesse momento é muito importante”. Sobre o projeto de aplicação dos recursos na ordem de R$ 97 milhões para os canais da Baixada Campista que está sobre a responsabilidade do INEA, o vice-governador não concordou com as reclamações que são feitas pela má aplicação e que teriam sido feitos serviços não prioritários. “Pelo que sei o projeto está sendo realizado conforme acertado e não tenho nenhuma informação de aplicação indevida ou mudança do projeto”.
0 comentários:
Postar um comentário