Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

'Nós vamos encontrar uma solução definitiva para o trecho da BR-356'

Os Ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, chegaram a Campos na manhã desta terça-feira (10/01), por volta das 10h, e foram recebidos no Aeroporto Bartolomeu Lizandro para cumprirem agenda de visita à região que tem sido atingida com as cheias dos rios Muriaé e Paraíba do Sul e consequentes prejuízos com inundações e rompimento de diques e encostas.

Os Ministros foram recebidos pela Prefeita Rosinha Garotinho; pelo vice-governador Fernando Pezão; os deputados  federais Anthony Garotinho, Paulo Feijó e Rodrigo Maia; os deputados estaduais estaduais Roberto Henriques, João Peixoto e Clarissa Garotinho, além de diversos secretários municipais, vereadores e prefeitos da região. Também estiveram presentes os representantes estaduais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA).


A primeira ação foi o sobrevôo sobre a localidade de Três Vendas, às margens da BR-356, no km 118 (Campos x Itaperuna). A localidade a mais atingida com o rompimento de um dique no último dia 05 de janeiro, que obrigou os moradores a deixarem suas casas.

De acordo com Rosinha, Campos tem problemas pontuais que deverão ser resolvidos após as águas baixarem nos locais afetados. “Eu quero agradecer a visita dos ministros e do vice-governador Pezão, até porque Campos não é um das cidades mais atingidas. Nós temos problemas pontuais. O que mostramos para os Ministros foram problemas pontuais como o caso da BR-356 além de três outros pontos que correm risco de se romperem, se não nesta enchente, mas em uma próxima. Não sabemos se estes pontos irão suportar. Essas são nossas prioridades neste momento” disse a Prefeita.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra informou que a presidenta Dilma Rousseff determinou em reunião realizada em Brasília, na segunda-feira, que os ministros acompanhassem de perto a situação dos municípios atingidos.

“Estar aqui foi uma orientação da presidenta Dilma. A previsão do clima para os próximos dias para o Rio de Janeiro, Minas Geral e Espírito Santo é de chuvas intensas. Viemos aqui renovar nosso alerta no sentido de manter a prontidão para que possamos mitigar os danos materiais, mas, sobretudo, as perdas de vidas” , afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

No entanto a situação pode se agravar a medida que, segundo informou Rosinha Garotinho, muitas famílias não querem deixar suas casas mês estando em situação de alto risco. A Prefeita cogitou a possibilidade de intervenção junto ao Ministério Público (MP) para que estas famílias deixem suas casas.

“Estamos avisando ao Ministério Público sobre as pessoas que não querem deixar suas casas. Não houve nenhum óbito na nossa cidade, pois estamos trabalhando de forma preventiva removendo as famílias das áreas de risco, mas eu não posso obrigar ninguém a sair de casa. As famílias que se recusam a sair estão assinando um termo de responsabilidade”  destacou Rosinha.

A ação da Prefeitura de Campos foi destacada pelo Ministro Fernando Bezerra. “Parabenizo a Defesa Civil de Campos pelo excelente trabalho na retirada preventiva das famílias, o que demonstra atenção as com vidas”.


RECURSOS SERÃO APLICADOS NA ORDEM DE 2,5 MILHÕES POR MUNICÍPIOPara recuperação dos municípios atingidos o Governo Federal está entrando com aporte de R$ 25 milhões que deverão ser empregados no primeiro momento para ações de recuperação. Os municípios poderão sacar a verba através de um Cartão ligado ligando a secretaria de Defesa Civil de todos os municípios, como forma de maior agilidade e transparência na gestão dos recursos.

O vice-governador Pezão afirmou que o Governo do Estado solicitou a presidenta Dilma a liberação de técnicos e profissionais que atuam em situações de emergência para darem apoio ao Estado e aos municípios atingidos. Segundo o ministro dos Transportes Paulo Passos ficou acertado que o Governo dará uma solução definitiva para o BR-356.

“Nós vamos encontrar uma solução definitiva para o trecho da BR-356. Ao longo dos anos a Rodovia assumiu um papel de dique, mas não foi construída para isso. Seguramente a estrada foi importante para a retenção das águas mas não é esta sua função. Faremos um profundo estudo hidrológico junto a Agência Nacional de Águas (ANA). O meu compromisso com a Prefeita e o Pezão é de desencadear essas providências imediatamente” afirmou o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos.

Ao ser questionado se o valor não seria inferior ao necessário para recuperação das cidades, Pezão descordou e considerou um primeiro passo. “Acho que o valor é satisfatório e cada cidade vai receber em torno de 2 a 3 milhões. Toda ajuda nesse momento é muito importante”. Sobre o projeto de aplicação dos recursos na ordem de R$ 97 milhões para os canais da Baixada Campista que está sobre a responsabilidade do INEA, o vice-governador não concordou com as reclamações que são feitas pela má aplicação e que teriam sido feitos serviços não prioritários. “Pelo que sei o projeto está sendo realizado conforme acertado e não tenho nenhuma informação de aplicação indevida ou mudança do projeto”.

0 comentários:

Postar um comentário