Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2013

Moradores do Carrapicho apontam demandas da localidade

Os moradores do Carrapicho, em Atafona, 2° distrito, reclamam do estado da praça do bairro. Eles apontam à falta de vigilantes como um dos principais motivos pela depredação do patrimônio. “Fizeram esta praça, não tem ninguém que cuide. Não tem um vigia, a praça está se acabando. Os brinquedos e bancos estão quebrados. Arrancaram as plantas e a grama sintética que servia para as crianças não se machucarem”, conta Cristiane Maria de Souza.
Para Natália Marques, a população também tem que colaborar. “Os brinquedos estão danificados e não tem vigia na praça, mas a população também tem que se conscientizar e não destruir o que foi construído para nós mesmos”.
O transporte público é outro ponto que ainda causa transtorno para os moradores da localidade. Os moradores reclamam tanto do transporte alternativo, quanto da empresa de ônibus que presta serviço no município. “À noite não tem van e o ponto de ônibus fica muito longe”, explica Marco Antônio da Silva.
A frequência da coleta de lixo também foi motivo de reclamação de moradores. Segundo Evanete Santana e Kamila Souza, “tem dia que passa, tem dia que não passa". Elas afirmaram que o caminhão da coleta passou na quinta-feira, 23, mas a última coleta teria sido realizada na segunda-feira, 20.
Para os moradores da localidade, na questão de infraestrutura o calçamento de algumas ruas e saneamento básico são pontos essenciais. Apesar de muitas ruas serem calçadas, existe pelo menos quatro precisando de calçamento. “Além do calçamento das ruas, também não temos esgoto”, diz Kamila.
Responsáveis de cada setor esclareceram as demandas apresentadas pela população:
Foto: Jaciara
Coleta de lixo
A empresa responsável pela coleta de lixo, União Norte, disse, através do seu gestor ambiental Matheus Patrão, que a coleta é feita no Carrapicho toda terça, quinta e sábado, assim como nas localidades da Coréia, Vila Esperança e Chapéu do Sol.
Nas outras localidades de Atafona, como Cehab, Baixada/Pontal e Jardim das Palmeiras o lixo é recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras. A coleta acontece sempre três vezes na semana. Houve uma mudança há cerca de um mês. Antes, o recolhimento do lixo era feito todos os dias em todas as localidades, mas, segundo a União, não há necessidade. A escala do recolhimento do lixo foi divulgada com antecedência, segundo Matheus.
Rede de Esgoto
O secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá, informou que nenhuma localidade de Atafona possui rede de esgoto ainda. Atualmente, o município constrói uma nova estação de tratamento de esgoto, que irá atender toda a Sede do município e com capacidade para atender outro distrito.
– Estamos reformando a rede mista que existe há mais de 30 anos na Sede. Dentro de quatro meses a sede terá 100% do esgoto tratado e 90% de rede concluída. A rede é mais necessária na Sede por causa do maior número da população. Para as demais localidades, como Atafona, estamos desenvolvendo projetos para pedir recursos ao Governo Estadual e ao Governo Federal para resolver essa situação – disse o secretário.
Foto: Jaciara
Obras e Reparos
A secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que já fez um levantamento para viabilizar o calçamento das ruas que ainda não receberam pavimentação na localidade do Carrapicho. No momento, aguardam uma diretriz do Gabinete.
Com relação à praça, a secretaria informou que o pedido de reforma só poderá ser atendido após uma licitação. Também já foi feito um levantamento sobre o que foi danificado e o que precisa ser construído.



sjbonline.com.br

0 comentários:

Postar um comentário