Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!


A voz do seu Rádio!!!

São João da Barra, Rj, Brazil
Ouça a Rádio Grussaí Fm

Rádio Grussaí FM

As Mais Lidas da Semana

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Empregos no Complexo do Açu: projeções em 2010 e realidade em 2012

Em dezembro de 2010, o diretor de sustentabilidade do grupo EBX, engenheiro Paulo Monteiro, apresentou, na IIIª Conferência de Controle Social realizada no Centro de Convenções da UENF, cujo tema foi "O Complexo do Açu: os impactos e as oportunidades", a projeção de empregos feitas pela holding, para os seus diversos empreendimentos na fase de instalação e de operação:


Hoje, novembro de 2012, dois anos depois, vemos que o cronograma de contratações foi, como já se desconfiava à época, superdimensionado.

Dos diversos empreendimentos previstos, apenas o porto e o estaleiro estão em construção, com um número hoje estimado, em menos de 4 mil trabalhadores.

As duas siderúrgicas (Wisco e Ternium) têm poucas possibilidades de se instalarem. A montadora que se cogitou a Nissan, acabou por fazer opção pela instalação no pólo automotivo do sul fluminense, em Resende. Com a não instalação das siderúrgicas, também ficaram impedidas de vir para o Complexo do Açu.

As duas termoelétricas tinham previsão de só começaram a construção, se não sofrerem atrasos, em 2014 e 2015. As térmicas e os porto precisam de bem menos trabalhadores na operação do que na sua construção. Só o estaleiro da OSX, agora junto da Mendes Jr. e a Tecnhip (apoio offshore) poderão garantir um percentual maior de trabalhadores em todo o Complexo do Açu.

Desta forma, o cenário de 47 mil trabalhadores fica descartado, embora cresça em relação ao número atual de empregados.

No cenário de 2014, talvez, possa ser estimado um número próximo a 8 mil trabalhadores, que seria, aproximadamente o dobro do que se tem hoje. A conferir!




http://robertomoraes.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário